Conferência “O Conselho Superior da Magistratura e o Conselho Nacional de Justiça: as experiências comparadas de Portugal e Brasil na organização das magistraturas”

O Supremo Tribunal de Justiça recebeu, no dia 31 de Outubro, a visita do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça do Brasil, Ministro Ricardo Lewandowski, por ocasião da conferência "O Conselho Superior da Magistratura e o Conselho Nacional de Justiça: as experiências comparadas de Portugal e Brasil na organização das magistraturas".

A conferência decorreu no Salão Nobre do Tribunal e, após uma breve apresentação do tema pelo Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, contou com as intervenções do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior da Magistratura de Portugal, do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça do Brasil, do Presidente do Supremo Tribunal Administrativo e do Vice-Presidente do Conselho Superior da Magistratura.
A moderação da conferência esteve a cargo do Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marco António Marques da Silva.

A sessão contou com a presença da Procuradora-Geral da República, do Secretário de Estado da Justiça, do Vice-Provedor Adjunto, em representação do Provedor de Justiça, do Bispo Auxiliar D. Nuno Brás, em representação do Patriarca de Lisboa, do Diretor do Centro de Estudos Judiciários, do Diretor da Faculdade de Direito de Lisboa, do Professor Doutor Jorge Miranda e de dois Diplomatas da Embaixada do Brasil, entre várias outras personalidades.

Na cerimónia, o Ministro Ricardo Lewandowski foi investido como titular de cátedra permanente da Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa, pelo Diretor do Centro de Estudos Judiciários, Professor Doutor António Barbas Homem.

O Conselho Superior da Magistratura e o Conselho Nacional de Justiça: as experiências comparadas de Portugal e Brasil na organização das magistraturas

© 2015 Supremo Tribunal de Justiça