Decorreu em Madrid, no Palácio das Salesas, sede do Tribunal Supremo do Reino de Espanha, entre os dias 3 e 4 de Abril de 2016, o I Encontro Hispano-Luso de Tribunais Supremos.

O Encontro, que partiu de uma iniciativa conjunta dos Presidentes dos Supremos Tribunais de Espanha, D. Carlos Lesmes Serrano, e de Portugal, Juiz Conselheiro António Henriques Gaspar, contou com três mesas redondas, sendo a primeira dedicada às relações dos Tribunais Supremos com os respectivos Tribunais Constitucionais e com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, conduzida pelos Vice-presidentes do Supremo, em Espanha, D. Ángel Juanes Peces, e em Portugal, Juiz Conselheiro José Salazar Casanova, a segunda dedicada ao acesso aos recursos na perspectiva dos Tribunais Supremos, conduzida pelos Presidentes da Sala Social do Supremo de Espanha, D. Jesús Gullón Rodríguez, e da Secção Social do Supremo de Portugal, Juiz Conselheiro Manuel Pinto Hespanhol, e a terceira dedicada à dupla instância penal e ao recurso de cassação, orientada pelos Presidentes da Sala Criminal, em Espanha, D. Manuel Marchena Gómez, e de uma Secção Criminal em Portugal, Juiz Conselheiro José dos Santos Carvalho.

À sessão de trabalho assistiram, e debateram as temáticas em discussão, Magistrados das Salas Civil, Penal, do Contencioso Administrativo, Social e Militar, do Tribunal Supremo de Espanha.

hispanolusohispanoluhispanol

© 2015 Supremo Tribunal de Justiça