Foi assinado, na tarde de 20 de abril, um Memorando entre o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal Supremo do Reino de Espanha, que institui a realização anual de um encontro de Juízes Conselheiros dos tribunais superiores dos dois países. A cerimónia decorreu nos Passos Perdidos do Supremo Tribunal de Justiça e oficializou, assim, a realização de um evento que procura aprofundar a cooperação e a amizade.

A intenção de António Henriques Gaspar e de Carlos Lesmes é fazer com que a iniciativa perdure no tempo e se transforme numa prática consistente dos Altos Tribunais de Portugal e Espanha.

O I Encontro realizou-se pela primeira vez em 2016, em Madrid, e repetiu-se nos dias 20 e 21 de abril, em Lisboa. No II Encontro Luso-Hispano, os Juízes Conselheiros debruçaram-se sobre temas como as competências dos tribunais superiores ou a uniformização de jurisprudência. As sessões de trabalho planeadas para os dois dias de debate permitiram às delegações dos dois países trocar experiências, partilhar conhecimentos e encontrar novas formas de cooperação.

Visita Espanha

Visita Espanha2

Visita Espanha3

© 2015 Supremo Tribunal de Justiça