Imprensa

Aviso sobre tentativa de phishing com uso abusivo de imagem do Supremo Tribunal de Justiça

O Supremo Tribunal de Justiça alerta:

Está a ser difundida em várias plataformas de correio eletrónico uma mensagem que, abusivamente, usando um logótipo que outrora era a imagem oficial do Supremo Tribunal de Justiça, simula uma pretensa comunicação (ver a mensagem infra).

Esta mensagem é falsa, está inserida numa campanha de phishing e constitui uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e do correio eletrónico que a ela respondam.

A mensagem tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e a possível captura de dados pessoais das vítimas.

A intrusão passa pela infeção com vírus ou software malicioso (malware) ou até usando a recolha de dados pessoais aquando da resposta e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel).

Aconselham-se os destinatários deste email fraudulento a não executar qualquer comando que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o spam e a apagar a mensagem. Não devem clicar em links dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails nem efetuar qualquer tipo de resposta.

De acordo com as boas práticas e de forma a não ser vítima de phishing, o Supremo Tribunal de Justiça recomenda:

  • Nunca aceda a links ou anexos de emails que se vislumbrem desconhecidos ou suspeitos;
  • Observando as características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas, entre outras pouco reais) reconhecerá a possibilidade de a mesma ser falsa;
  • Cuidado com notícias e ofertas sensacionalistas que são usualmente usadas para captar atenção;
  • Não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem;
  • Se não participou em concursos não é normal receber prémios ou produtos;
  • Em regra, ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado;
  • As instituições credíveis e sérias não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes, privilegiando sempre uma comunicação mais direta e personalizada;
  • Em caso de dúvida, contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado;
  • Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente;
  • Passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas.