Juízes Militares

O Tenente-General, José António Carneiro Rodrigues da Costa, nasceu em Chaves a 12 de abril de 1956, tendo ingressado na Academia Militar em 01 de outubro de 1974.

Está habilitado com o Curso de Engenharia Militar da Academia Militar, o Curso de Promoção a Capitão, o Curso de Promoção a Oficial Superior e o Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares.

Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas.

Na Escola Prática de Engenharia, desempenhou as funções de Comandante de Companhia e de Batalhão, tendo sido ainda instrutor e Diretor de diversos Cursos de Formação e de Promoção. No Regimento de Engenharia Nº1, exerceu o cargo de 2.º Comandante e de Comandante da Unidade. Na Direção dos Serviços de Engenharia, desempenhou as funções de Chefe do Gabinete de Engenharia de Novas Infra-Estruturas do Exército, Chefe da Repartição Técnica de Engenharia, Chefe do Gabinete Técnico das Novas Instalações do Comando Superior do Exército e de Chefe da Chefia de Infra-Estruturas do Exército. Desempenhou ainda as funções de Chefe da Repartição de Pessoal da então Direção da Arma de Engenharia e de Adjunto Técnico do Regimento de Sapadores Bombeiros da Câmara Municipal de Lisboa. Como Coronel Tirocinado, desempenhou as funções de Coordenador da Área de Investigação e Doutrina, da Área de Ensino de Estratégia e da Área de Ensino Especifica do Exército no, então, Instituto de Estudos Superiores Militares.

Promovido a Major-General assume os cargos de Diretor da Direção de Infraestruturas do Exército e, em acumulação de funções, de Presidente do Conselho da Arma de Engenharia.

Após ascender ao posto de Tenente-General foi Comandante da Academia Militar e Vice-Chefe do Estado‑Maior do Exército. Em regime de acumulação de funções, ocupou ainda o cargo de Diretor Honorário da Arma de Engenharia, e de Presidente do Conselho Superior de Disciplina do Exército. Tomou posse como Juiz Militar do Supremo Tribunal de Justiça no dia 1 de junho de 2018.

Foi agraciado com várias condecorações de que se salientam a Grã-Cruz de Mérito Militar, três medalhas de ouro e três medalhas de prata de Serviços Distintos, a medalha de Mérito Militar de 2ª Classe, as medalhas de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército de 1ª e 2ª Classe, as medalhas de Ouro de Prata de Comportamento Exemplar e a Médaille d’Or de la Defense Nationale (França).

O Tenente-General José António Carneiro Rodrigues da Costa é casado e tem duas filhas.