O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça conduziu no dia 9 de julho uma homenagem aos juízes e juízas conselheiras que se jubilaram durante o primeiro semestre de 2025.
Os Conselheiros que esta semana se despediram do STJ e da uma longa carreira nos tribunais foram: João António Gonçalves Fernandes Rato, Nuno Ângelo Rainho Ataíde das Neves, Rui Manuel Gonçalves, Agostinho Soares Torres, Albertina das Dores Nunes Aveiro Pereira, Luís Augusto Teixeira, Jorge Manuel Arcanjo Rodrigues, José Luís Lopes da Mota, Manuel José Aguiar Pereira, Horácio Correia Pinto, António João Casebre Latas, Maria Teresa Leão Melo Albuquerque, Mário António Mendes Serrano e António José Moura Magalhães. Foi também homenageado o Vice-Almirante Alberto Manuel Silvestre Correia.
Na intervenção que fez na cerimónia de homenagem, João Cura Mariano deixou “uma palavra muito especial de elogio e agradecimento ao Lopes da Mota e ao Horácio Correia Pinto, que, juntando-se ao Luís Mendonça, ao Domingos Morais e ao Pedro Lima, mesmo após terem sido obrigados a jubilar-se, numa demonstração da juventude do seu espírito, manifestaram a vontade de continuar a trabalhar connosco”. O Presidente do STJ sustentou que “são uma importante ajuda nestes tempos de aflição que o STJ atravessa, por uma falta de previsão e surdez dos nossos governantes”.
Notou ainda que no curto espaço de um semestre se jubilou 1/4 dos juízes que compõem o pleno do tribunal, numa repetição, aliás, do que vem acontecendo há muitos semestres.