Foram hoje empossados pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) como Juízes deste Tribunal o Tenente-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa, o Juiz Conselheiro António Augusto Manso e o Juiz Conselheiro José Alberto Vaz Carreto. A cerimónia decorreu como habitualmente no Salão Nobre.
O Tenente-General foi nomeado pelo Plenário do Conselho Superior da Magistratura para integrar, pelo ramo do Exército, as secções criminais do STJ. Como notou o Presidente do STJ, Juiz Conselheiro João Cura Mariano, atende-se desta forma ao imperativo constitucional de os juízes militares integrarem o quadro dos tribunais competentes para julgamento de crimes estritamente militares, o qual exige conhecimentos técnicos específicos.
O Juiz Conselheiro António Augusto Manso, que ocupou até à data o cargo de Procurador-Geral Adjunto e após uma longa experiência na magistratura do Ministério Público, sobretudo na área criminal, estreia-se na magistratura judicial no mais alto tribunal do país.
No caso do Juiz Conselheiro José Alberto Vaz Carreto, o acesso ao patamar máximo da magistratura judicial representa, nas palavras do Presidente do STJ, o reconhecimento do mérito no exercício de funções nas 1ª e 2ª instâncias ao longo de muitos anos, onde acumulou uma vasta experiência em matéria penal.
voltar